Penha




Em 2 de agosto de 2002, a antiga Administração Regional, passou a ser denominada Subprefeitura Penha, em função da Lei 13.339 de 01/18/2002 que criou as Subprefeituras no Município. A partir dessa Lei, a Subprefeitura Penha passou a abranger apenas quatro distritos: Penha, Cangaiba, Vila Matilde e Artur Alvim.

Origem do povoado

Lancemos um olhar retrospectivo à época da fundação do Colégio de Anchieta e talvez divisemos a remota origem da Penha.

Os inacianos, sob a esclarecida orientação do padre Manuel da Nóbrega, havia pouco tinham erguido a escola e a capela de taipa e algumas palhoças, no planalto de Piratininga.

A cidade nascera humildemente, a exemplo do Menino Jesus, numa manjedoura de palha, mas o seu destino, grandioso, já estava traçado.

No recém-criado núcleo, se estabeleceram os descendentes de Tibiriçá e Caiubi. Todavia, ninguém se sentia tranqüilo no nascente povoado, pois todos temiam ataques de surpresa.

Por sua vez, os moradores de Santo André da Borda do Campo vieram para São Paulo de Piratininga, por sugestão de Nóbrega e Mem de Sá.

Os goianos, os carijós e os tamoios, coligados, ameaçavam atacar a qualquer momento a paliçada planaltina.

Porém, os previdentes jesuítas instalaram vários aldeamentos até três léguas "por água e por terra" em pontos estratégicos da Vila, como: Guarulhos, Ururai, Barueri, Pinheiros, Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Embu, Itapecerica, etc, que funcionariam como linhas de resistência.

O ataque previsto aconteceu em 9 de julho de 1562. João Ramalho, capitão defensor da Vila, seu sogro Tibiriçá, os guaianases e os portugueses repeliram corajosamente a investida, levando os adversários de vencida.

Sucederam, ainda, outros ataques, como o de 1593 e o último de 1596, sendo novamente os inimigos vencidos. Entre os aldeamentos anchietanos, estava o de Ururai, datando mais ou menos de 1560 e que nasceu como um fortim.

Os silvícolas dessa tribo, subordinados ao cacique Piquerobi, eram guaianases e pertenciam à grande nação tupi. Eram arregimentados em aldeias. Tinham áreas primitivas. Possuíam títulos concessionários.
Habitavam toda a margem esquerda do Rio Grande, ou seja, Tatuapé, Penha e São Miguel. Portanto, uma das versões é de que o primitivo arraial da Penha, tenha se originado desse aldeamento. Também é apontada a hipótese de ter sido a trilha por onde os altivos filhos de Tibiriçá teriam acesso à Bertioga.

Outra, seria a de ter sido um pouso ameno, aprazível, de onde se descortinava toda a Vila e onde acampavam os bandeirantes que demandavam as "Minas Gerais dos Cataguás". Por ali alcançavam o vale do Paraíba, através da Serra da Mantiqueira, na altura de Lorena.

Seria, ainda, o carreador onde tropas de burros ou boiadas transitavam a caminho das feiras de gado.

A Takaya Móveis para Escritório vem proporcionar aos escritórios de diversas atividades um conceito moderno de minimização de espaço, atrelado a funcionalidade. Sem perder o requinte, somados com um ambiente bonito e agradável. Oferta esta possibilidade através de uma grande gama de móveis para escritório, unidos ao melhor custo benefício do setor. Pela sua localização nessa região da Penha e pelo fácil acesso as regiões do ABC , grande São Paulo, Litoral e Interior Paulista, onde a Takaya Móveis para Escritório estará sempre pronto para atender da melhor forma seus clientes. Consulte o vasto portfólio de produtos, a Takaya Móveis para Escritório possui um corpo técnico pronto para assessorá-lo conforme sua necessidade. Oferecemos Cadeiras e Mesas operacionais, Cadeiras e Mesas para diretoria, temos todos os equipamentos para o bom funcionamento da administração e organização das empresas, uma linha completa de Arquivos em aço, Estantes em aço, Call center's, Roupeiros em aço, Arquivos em madeira, Gaveteiros em aço, Gaveteiros em madeira, Mesas para reuniões, entre muitos outros itens de móveis para escritório.

Fonte:
Av. Piraporinha, 736 - Piraporinha Penha, CEP: 09950-020     |     Takaya © 2013     |     Telefone: (11) 4075-3688
Criação de websites