Notícias

Home / Notícias / Normas do Ministério do Trabalho orientam sobre mobiliário correto...

Normas do Ministério do Trabalho orientam sobre mobiliário correto, de acordo com as características do ambiente

Criada em 1990 pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, a NR 17 é o conjunto de normas que regula a utilização de materiais, mobiliário, condições ambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção no Brasil. As regras também definem que cabe ao empregador realizar análise às características psicofisiológicas do ambiente em questão, com o apoio de médicos do trabalho e ergonomistas. A norma estabelece que o local de trabalho deve ser planejado de acordo com a posição do profissional durante a execução das tarefas, preservando a boa postura, distância visual, altura regulável para o assento.
No interior de uma organização, vários profissionais executam diferentes tarefas nas mais variadas posições físicas, com diversas necessidades ergonômicas.
Após análise de técnicos, o Ministério do Trabalho definiu condições específicas para profissionais de Call Center, operadores de checkout, deficientes e operários de carga e descarga de materiais. Para os funcionários que permanecem toda a jornada de trabalho sentados é importante que os assentos sejam ajustáveis, com encosto adaptável à coluna vertebral, giratória com cinco rodízios e assento arredondado, sem conformação na base. Os primeiros sinais de desgaste no assento, como a adaptação da cadeira ao formato do corpo, é o indicador de que chegou o momento de trocar o mobiliário.
As mesas, bancadas, escrivaninhas e gaveteiros devem condicionar o trabalhador à boa postura, com dimensões que permitam a movimentação adequada e em casos específicos, é importante o uso de suporte para os pés, que não devem flutuar durante a execução das tarefas.

Para o processo de digitação, e leitura é indicado o uso de suportes para documentos, evitando a movimentação do pescoço e o desgaste visual. Posicionados em superfícies com altura ajustável, os monitores devem estar separados dos teclados e adaptados à iluminação do ambiente.

A bancada deve conter 75 centímetros de profundidade e largura de 90 cm, com bordas arredondadas. Os assentos indicados apresentam cinco apoios nos pés, com rodízios, estofamento revestido com material que facilite a perspiração e densidade de 40 a 50 kg/m3, altura e encosto regulável.

O ambiente agradável e produtivo também tem baixo nível de ruído, temperatura adequada, umidade relativa do ar não inferior a 40 por cento e iluminação natural ou artificial adaptável à natureza do trabalho.

O uso de mobiliário sem quinas ou rebarbas e a disposição correta no espaço físico ajuda a prevenir choques e o surgimento de hematomas no fim do dia. Durante o desenvolvimento de projetos de organização de escritório é importante observar a natureza do serviço prestado, para facilitar a mobilidade de quem trabalha no espaço e atender os visitantes de modo confortável.



Autor/Jornalista: Beatriz Prado
-> Voltar para o Inicio
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Takaya Móveis 02/12/2013 - 17:10 Hrs
dores musculares no trabalho
Exercicios fisicos no seu trabalho
Av. Piraporinha, 736 - Piraporinha Diadema, CEP: 09950-020     |     Takaya © 2013     |     Telefone: (11) 4075-3688
Criação de websites