Notícias

Home / Notícias / Entendendo a Lesão por esforço repetitivo (LER)...

Entendendo a Lesão por esforço repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)

Para o Ministério da Saúde, Denomina-se (LER) Lesão por Esforço Repetitivo as alterações provocadas por atividades contínuas, que afetam tendões, músculos e ligamentos. Entre as principais causas, destacam-se a digitação, tocar piano, fazer crochê e dirigir caminhões, sempre que houver incompatibilidade entre os riscos físicos e o corpo humano. Entre os afastamentos registrados no Ministério do Trabalho, a digitação intensa é a causa mais frequente para o desenvolvimento de tendinites. O que diferencia os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), das Lesões por Esforço Repetitivo (LER) está na origem do
problema, o paciente pode desenvolver lesões em atividades não relacionadas ao trabalho, enquanto a DORT é restrita ao ambiente profissional.
Considerada epidemia, as doenças ocupacionais são responsáveis pelo afastamento de 100 mil trabalhadores por ano no Brasil, portadores de tendinites, síndrome do túnel do carpo, tenossinovites, bursites, mialgias e síndrome do pronador. Os principais sintomas são dores, frio, calor, formigamento, pressão, sensação de peso e fadiga e diminuição da força no membro afetado. Os riscos atingem tanto o profissional que levanta peso excessivo, como o trabalhador que passa horas à frente do computador. A postura inadequada e o levantamento de peso sobrecarrega a coluna vertebral e provoca desde dores musculares,
lombalgia, escoliose, cifose, lordose, à hérnia de disco.Em alguns casos a prática de fisioterapia e readequação postural podem solucionar o problema, em outros é necessário intervenção cirúrgica. Os problemas posturais podem provocar formigamentos, e dores localizadas que podem se estender para extremidades como mãos e pés.

Manter-se sentado por longos períodos também é preocupante, pois a pressão exercida sobre os discos lombares é aumentada em 30%, por isso vale a pena deixar a posição de trabalho várias vezes no decorrer dia e compartilhar o café com os colegas de trabalho. A prática da boa postura não deve ser limitada ao ambiente de trabalho, o cuidado com a saúde e bem estar ergonômico deve ser levado para os momentos de estudo e lazer.


Autor/Jornalista: Beatriz Prado
-> Voltar para o Inicio
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Takaya Móveis 11/11/2013 - 10:46 Hrs
dores musculares no trabalho
Exercicios fisicos no seu trabalho
Av. Piraporinha, 736 - Piraporinha Diadema, CEP: 09950-020     |     Takaya © 2013     |     Telefone: (11) 4075-3688
Criação de websites