Notícias

Home / Notícias / Prevenção contra doenças ocupacionais é rotina em ambientes saudáveis...

Prevenção contra doenças ocupacionais é rotina em ambientes saudáveis

Começar no emprego novo é motivo de alegria para o profissional recolocado no mercado de trabalho. A mudança das rotinas produtivas, e o alto número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, faz crescer o número de empresas que adotam a ginástica laboral, realiza treinamentos sobre boas práticas posturais e promove pausas agradáveis para manter o ambiente de trabalho agradável e longe das estatísticas de funcionários afastados das atividades. Altos salários e plano de carreira não são mais os principais atrativos para a empresa que deseja reter seus talentos.
No ranking das melhores empresas para se trabalhar da Revista Exame, para 2013, o primeiro lugar do ramo de tecnologia é computação é da Google Inc.
A empresa de tecnologia também é inovadora em gestão de relacionamentos, com a prática de oferecer café da manhã balanceado, mesas para jogos, e a possibilidade de agendar sessões de ioga e massagem durante o horário de trabalho. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica a prática de 30 minutos de atividades diárias para manutenção da saúde. Para os servidores públicos da administração direta e indireta já é obrigatória a oferta de ginástica laboral no local de trabalho.
E como manter-se sentado durante todo o expediente e executar movimentos repetitivos é o caminho para o desgaste de músculos, tendões e da coluna vertebral, mais empresas adotam a ginástica laboral para a promoção da qualidade de vida de seus funcionários.

O Ministério do Trabalho já indica pausas obrigatórias durante o trabalho e algumas organizações implementaram a Ginástica Laboral na rotina. Fisioterapeutas, Educadores Físicos e Terapeutas ocupacionais prescrevem exercícios compatíveis com o esforço realizado na execução do trabalho, durante as pausas saudáveis. A norma regulamentadora da ergonomia do trabalho também determina a disposição de assentos para descansos em locais que possam ser utilizado por profissionais que trabalham em pé. Para quem trabalha sentado, bater papo nas redes sociais é muito bom para descontrair e depois retornar ao trabalho, mas aproveitar o intervalo no café com os colegas da empresa faz bem para a coluna, relacionamento interpessoal, criatividade e produtividade dos funcionários.



Autor/Jornalista: Beatriz Prado
-> Voltar para o Inicio
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Takaya Móveis 13/12/2013 - 10:10 Hrs
dores musculares no trabalho
Exercicios fisicos no seu trabalho
Av. Piraporinha, 736 - Piraporinha Diadema, CEP: 09950-020     |     Takaya © 2013     |     Telefone: (11) 4075-3688
Criação de websites